quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Assombro

Da série “Virginia e o Andarilho

Crônica 19

Assombro




Causou-me assombro o teu olhar ali desnudo e pálido na ultima vez que te vi. Tu já sabias que eu partiria bem antes de eu querer admitir.


Naquela altura o mundo já estava bastante vazio e o sol nem brilhava mais; nem uma voz se ouvia, nem uma tilintar de chuva nas folhas e nos rios; Isso por que não mais avia rios, não mais chovia sobre nossas cabeças e os poucos seres humanos que sobraram depois da grande enchente, se fecharam em pequenas aldeias de ladrões e assassinos (nesse caso nada muito diferente de quando ainda havia luz sobre nós) O planeta estava morto e isso se percebia por que em nenhum lugar se via qualquer planta brotar do chão. O mundo estava em silencio.


Naquela manhã cheia de fumaça e medo eu parti pra não sei onde por um caminho que até hoje não sei bem qual, pois que todos os caminhos levavam ao nada. Mesmo assim fui por que não mais havia sentido no ficar, era teimosia permanecer...


Ficaste lá ao pé daquele imenso monolito arruinado, um monolito que sacramenta o nosso fracasso sobre a face da terra. Ficaste ali de pés descalços sobre as cinzas daquilo que um dia chamamos de cidade, chamamos um dia de chão, e chamamos de casa.


Dalí pra frente era sem volta, sem respostas, sem abraços e sem colo.



Enquanto eu caminhava pra longe eu tentava reconstituir na lembrança as coisas que disseste por que eu sabia que aquilo, muito em breve, seria talvez a única maneira de eu lembrar quem eu era e de onde eu vinha.


Na nossa ultima conversa me dizias que era só colocar o "homem" em uma situação de verdadeiro pavor e medo e de angustia estremas, e terás dele o melhor e o pior! E que no geral todos nós não valemos merda que botamos pra fora.


Imagine nós dois, feitos almas penadas, visagens vagando juntas segundo após segundo sem parar visitando as chamas de salões em tempos imemoriais da nossa própria viajem de éter. Nós peixinhos dourados nadando em círculos cada vez mais fechados enlouquecendo ao poucos num mundo vítrio e gelado


Nunca imaginei que um dia íamos nos separar.


O meu medo a esta altura era que as lembranças se escurecessem de repente na minha cabeça feito lâmpada queimada.


O meu maior medo a esta altura era não poder lembrar-me de nada bom sobre nós pra poder contar a quem quer seja, e me perder pra sempre no escuro das minhas não lembranças, meu medo era que a memória de homens maus se perdesse pra sempre e começássemos a cometer novamente os mesmo erros, meu medo era não ter coragem de falar na hora que fosse preciso.


Meu medo era que se fizesse aquele silencio tão grande dentro da minha cabeça.


Eu senti um pouco de medo enquanto caminhava rumo ao nada, mas me lembrei de antigas historias sobre arrependimentos e estátuas de sal, parei por um segundo; respirei fundo aquele ar empreguinado de gás carbônico e tossi um pouco antes de retomar minha marcha rumo ao, talvez, meu fim.




Nenhum comentário: